Como lavar roupa na mão e deixá-la cheirosa: um guia passo a passo

Geralmente nossas roupas favoritas são também as mais delicadas, por isso é importante saber como lavá-las com todo o cuidado. E nesses casos, lavar roupa na mão costuma ser uma alternativa bem mais segura do que usar a máquina.

Mas como lavar roupas delicadas corretamente? Neste guia passo a passo, mostramos como lavar roupa na mão rápido e com eficiência, assim você mantém as suas peças delicadas sempre limpas e macias sem perder tempo. Confira!

Como lavar roupas na mão em 10 passos

Lavar roupa na mão é fácil, basta usar a técnica certa. Siga os passos abaixo e aprenda como lavar roupa na mão e deixá-la cheirosa por mais tempo:

  1. Se for lavar mais de uma roupa, separe as peças por cor. Você pode agrupá-las como roupas brancas, escuras, claras e coloridas, por exemplo.
  2. Consulte a etiqueta para conferir quais são as orientações de lavagem e se há cuidados específicos que devem ser tomados – esse é um cuidado essencial ao se realizar tarefas como lavar roupas delicadas.
  3. Encha um balde, bacia ou tanque com água, sempre respeitando a temperatura máxima indicada nos símbolos de lavagem. Na dúvida, prefira água à temperatura ambiente.
  4. Adicione a quantidade recomendada na embalagem do seu sabão em pó ou líquido, certificando-se que o produto dissolve totalmente na água.
  5. Coloque as peças na água e deixe-as de molho por cerca de 10 minutos (ou até 2 horas para roupas com manchas difíceis). Esse é um ótimo truque de como lavar roupa na mão rápido, pois ajuda a descolar a sujeira e remover o cheiro de suor.
  6. Atenção: Deixar a roupa de molho por mais tempo não significa maior remoção de manchas, pelo contrário! Após duas horas, a ação de qualquer detergente não tem mais efeito nos tecidos. Se o molho for prolongado, os micro-organismos (seres que existem em todos os ambientes) começam a reagir com a sujeira da água. O resultado? Um cheiro desagradável, que pode ficar na roupa mesmo depois de ela secar. Evite ainda que as roupas fiquem expostas ao sol enquanto estão de molho.

  7. m seguida, esfregue cada uma das peças com as mãos, fazendo movimentos circulares. E uma dica de ouro ao lavar roupa na mão: dê atenção especial a colarinhos, punhos e outras áreas que costumam ficar mais sujas.
  8. Ao terminar, descarte a água com sabão, aperte as peças para remover o excesso de líquido e encha novamente o recipiente com água limpa.
  9. Agora um segredinho de como lavar roupa na mão e mantê-la cheirosa por mais tempo: finalizar com Fofo. Adicione a quantidade de amaciante recomendada no rótulo, evitando despejar o produto diretamente nos tecidos e diluindo-o por completo.
  10. Movimente as peças pela água para terminar o enxágue do sabão e deixe-as de molho por alguns minutos para Fofo agir, fazendo o alinhamento das fibras do tecido.
  11. Por fim, remova toda a água do recipiente e torça suavemente as roupas para retirar o excesso de água. Estenda as suas roupas, conforme as instruções da etiqueta e, preferencialmente, em um local ventilado e à sombra.

Cuidados gerais ao lavar roupa na mão

  • Não é recomendado o uso de amaciante para se lavar roupas de seda, como especificado na embalagem de Fofo.
  • Já para a lavagem de roupas de lã e cetim, o uso de Fofo é indicado, pois ele alinha e protege as fibras dos tecidos, e com isso elas se desgastam menos com o tempo.
  • Seque blusas de lã, vestidos e outras peças que possam esgarçar sobre uma toalha, para que não percam sua forma original.

Viu como lavar roupas na mão não precisa ser um sacrifício? Siga nossas dicas e tenha suas peças delicadas sempre limpas, de forma simples e segura. E se quiser saber mais sobre como usar amaciante na máquina de lavar, veja este artigo.

TOP